Instituto Plácido Castelo

atualizado em 3 de agosto de 2021

Como faço para realizar cadastro a fim de participar dos cursos ministrados pelo TCE Ceará?

Os cursos ofertados pelo Instituto Plácido Castelo (IPC), Escola de Governo do TCE Ceará, estão disponíveis para inscrição no Sistema de Gestão Educacional (Siged), por meio do site http://www.ipc.tce.ce.gov.br. Os cursos na modalidade à distância são gratuitos, com monitoria e tutoria, e com certificação emitida por este Instituto de forma online. Realizada sua pré-inscrição em determinado curso EaD, por meio do Siged, e recebida a confirmação, você deverá aguardar novas instruções para acesso, as quais serão enviadas para todos os participantes do curso, por e-mail, e com uma semana de antecedência à data prevista para início do curso.

Nossos cursos EaD são compostos por módulos que serão liberados semanalmente. Cada módulo dispõe de: textos, videoaulas, fóruns de debates e avaliação de fixação da aprendizagem. Durante todo o curso os participantes serão acompanhados pelo Tutor (responsável pela elaboração do conteúdo, e conduzirá o fórum de cada módulo, sugerindo debates e esclarecendo dúvidas) e por um Monitor (responsável por auxiliar os participantes em suas dúvidas quanto à utilização do Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA/IPC). Também ofertamos cursos presenciais para os jurisdicionados, que são todos os órgãos, secretarias, entidades, enfim, todos que recebem dinheiro público e prestam contas junto ao Tribunal. Ao se inscrever em um curso ou evento do IPC, automaticamente você fará seu cadastro, pois são necessárias algumas informações, como nome completo, CPF, e-mail, dentre outros, para efetivar a sua inscrição.

Os cursos de modalidade EAD oferecidos pelo TCE Ceará e que constam no cronograma do IPC são abertos aos jurisdicionados ou somente para os funcionários do Tribunal?

Os cursos ofertados pelo IPC, na modalidade à distância, são ofertados tanto para os servidores do TCE Ceará, como para os jurisdicionados e para a sociedade. Todos os cursos são gratuitos e certificados. Para realizar as inscrições, basta acessar o Sistema de Gestão Educacional (Siged), por meio do site do IPC. Após clicar no sinal de mais (+) ao lado do nome dos cursos que estão disponíveis para inscrição, e ao clicar no curso, você irá visualizar todas as informações necessárias e também uma ficha de inscrição para que seja preenchida com seus dados pessoais: nome completo, CPF, e-mail, etc. A sua inscrição será confirmada pelo IPC e antes do início do curso, os participantes receberão um e-mail com todas as informações de procedimento de acesso ao Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA/IPC), onde o curso será realizado.

Sou professor e coordenador da universidade e gostaria de informações sobre como realizar uma visita técnica ao Tribunal de Contas do Estado do Ceará. Há viabilidade?

Sim. A Visita Guiada Cidadã ao Tribunal de Contas do Estado do Ceará ocorre da seguinte maneira:

1 – Formalizar o pedido para o Instituto Escola Superior de Contas e Gestão Pública Ministro Plácido Castelo (IPC), Escola de Contas do TCE Ceará, por meio do e-mail ipc@tce.ce.gov.br;
2 – Endereçar ao Diretor-Presidente do IPC, Conselheiro Alexandre Figueiredo;
3 – Na solicitação, informar o nome da Faculdade/Universidade, nome do curso e quantidade de alunos que estão interessados em visitar o Tribunal.

As visitas sempre ocorrem nos dias de terças-feiras, dia da Sessão do Pleno, onde todos os Conselheiros se reúnem para o julgamento dos processos. Para a realização da visita é necessário um número mínimo de 20 alunos. Ao chegar a solicitação no IPC, será sugerida uma data e iniciaremos todo procedimento para a realização da Visita Guiada Cidadã.

Estou com problemas de acesso ao Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA/IPC) para recuperação de senha do Sistema de Gestão Educacional (Siged) ou na obtenção de certificado online. Como devo proceder?

Os problemas técnicos ou de familiaridade com os sistemas de educação do IPC podem ser reportados tanto pelos canais oficiais de acesso da Ouvidoria (pelo Sistema disponível diretamente no link https://www.tce.ce.gov.br/ouvidoria/contate-a-ouvidoria ou pelo e-mail ouvidoria@tce.ce.gov.br) quanto pelo e-mail da Escola de Contas: ipc@tce.ce.gov.br.

Quero enviar sugestões de cursos ou elogios à Escola de Contas do TCE Ceará. Qual o meio mais indicado?

As sugestões, críticas e elogios referentes às ações do IPC podem ser enviados tanto aos canais da Ouvidoria (pelo Sistema disponível no link https://www.tce.ce.gov.br/ouvidoria/contate-a-ouvidoria ou pelo e-mail ouvidoria@tce.ce.gov.br) quanto ao e-mail da Escola de Contas: ipc@tce.ce.gov.br.

Quanto ao material oferecido em eventos presenciais, como posso obtê-lo?

Os pedidos de material que porventura não esteja já disponível no Sistema de Gestão Educacional (Siged) podem ser realizados por meio dos canais da Ouvidoria (pelo Sistema disponível no link https://www.tce.ce.gov.br/ouvidoria/contate-a-ouvidoria ou pelo e-mail ouvidoria@tce.ce.gov.br) quanto ao e-mail da Escola de Contas: ipc@tce.ce.gov.br.